Biografia

Retrato de Galileu Galilei por
               Tintoretto
Galileu Galilei nasceu em Pisa, Toscana, no dia 15 de Fevereiro de 1564. Aos 8 anos é deixado aos cuidados dos tios em Pisa. No ano de 1574 vai estudar em Florença e em Vallombrosa e em Novembro de 1581 entra na Universidade de Pisa para se torna médico. Galileu nunca gostou muito do fato de virar médico, por que o que ele realmente gostava era a matemática, matéria a qual mais se dedicava. No entanto,  seu pai queria que ele tivesse um emprego que pudesse sustentar a família.
Seu pai, Vicenzo Galilei, descobriu que o filho tinha perdido todo o interesse na matérias obrigatórias e só se preocupava com a matemática, e tentou convencê-lo a mudar de ideia, mas o que aconteceu foi justamente o contrário. Ricci, o matemático da corte, se oferece para ser o mediador da conversa e acaba convencendo Vincenzo que seria melhor para Galileu se ele estudasse matemática.
Após terminar a faculdade, Galileu somente conseguia alguns trabalhos como tutor e, no tempo restante, aprofundava os seus conhecimentos matemáticos. Depois de desenvolver seu teorema do centro de gravidade, ele conseguiu um trabalho de professor integral na Universidade de Pisa. Após algum tempo de estudo, ele desenvolveu a teoria de que corpos diferentes caem em tempos iguais, o que contradizia o que se acreditava na época.
Em 1591, seu pai, Vincenzo, morre e ele começa a ter que sustentar a família. Com isso,  Galileu teve que começar a pagar o dote de sua irmã mais nova que acabara de se casar e, após muita ajuda, conseguiu um emprego na universidade de Pádua ensinando matemática e rudimentos de astronomia , ganhado o dobro que ganhava em Pisa.
Em 1595, começou a trabalhar em projetos de matemática aplicada e aperfeiçoou o compasso geométrico e militar. Após alguns anos, Galileu foi para Veneza. Ali ele conheceu Virgínia, com quem viria a ter três filhos, apesar deles nunca haverem contraído matrimônio. Nesse mesmo lugar ele elaborou a teoria das marés,  que, segundo ele, eram causadas devido aos movimentos que a Terra fazia em torno do Sol e dela mesma.
Galileu também constatou que a distância era proporcional ao tempo ao quadrado, e que os pêndulos mais longos levam mais tempo para contemplar uma oscilação do que os mais curtos. Em 1608 mostrou que a trajetória de um projétil segue a curva de uma parábola. No mesmo ano ele ajudou a determinar a distância que uma nova estrela se encontrava, o que estava contra o sistema aristotélico. Seu temor pela perda do cargo na Universidade de Pádua devido às contradições com o sistema aristotélico fizeram com que ele tivesse que buscar novas oportunidades. Por isso, ele começou a dedicar seus livros a possíveis empregadores. Em 1606, publicou o manual de instrução do compasso geométrico e o dedicou ao príncipe Cosimo, e logo começou ensinar matemática ao menino.
Representação de Galileu Galilei
Em 1606, aperfeiçoa a luneta e cria o telescópio. Com ele descobre que a lua é acidentada e, além do mais, descobre as luas de Júpiter. No mesmo período resolve mandar suas filhas ao convento para não ter que cuidar delas.
Em 1610, foi nomeado matemático-chefe na Universidade de Pisa, além disso foi nomeado filósofo e primeiro matemático do grão-duque da Toscana e publica o seu livro, mensageiro das estrelas.  Na mesma época começa a ter acesso de febre e reumatismo.  Quando sua saúde melhora, ele resolve ir até Roma e começa a ter incentivos de um nobre que tinha acabado de criar a Academia dos Linces. Em 1611 esse mesmo nobre, que se chamava Federigo Cesi, o convida para fazer parte da academia.
A academia ajudou na publicação de vários livros de Galileu entre eles: “Corpos na água”, que falava que a forma de um objeto não interferia na sua capacidade de flutuar, mas sim seu peso. E “Cartas sobre manchas solares”, que incluía as três cartas escritas a um jesuíta, Welser, falando sobre as manchas existentes no sol.
Em 1622, escreve uma réplica aos comentários que Grassi havia feito a respeito de suas mais recentes teorias com o nome de “o Aferidor”. Neste livro ele utiliza uma linguagem muito satírica para ridicularizar Grassi e todas as suas ideias.
Em 1624, começa a escrever, “Diálogo sobre dois grandes sistemas”, com a aprovação do Papa, e, em 1632, é publicado, depois de fazer todas as alterações para que o livro fosse aprovado. Entretanto, todo esse tempo não adiantou em nada porque em Junho de 1633, Galileu é condenado de heresia em segundo grau.
Sua doença progredia de forma muita rápida, principalmente após a morte de sua filha. Porém , apesar de quase cego, ele começou a escrever seu último livro: “Duas novas ciências” escrito em forma de diálogo que resumia toda a obra de Galileu.
Em 1641, Galileu fica preso à cama com palpitações no coração e fortes dores nos rins. No dia 8 de Janeiro, Galileu Morre.