Instrumentos

 Durante sua vida, Galileu Galilei desenvolveu alguns instrumentos e falaremos um pouco sobre eles à seguir:
Compasso Geométrico
Houve um período de mais ou menos uns 8 anos da vida de Galileu, que ele se dedicou e trabalhou em projetos de matemática aplicada.  Um de seus projetos foi o aperfeiçoamento de um instrumento já existente e o transformou em um dispositivo mecânico de cálculo, chamando assim de “compasso proporcional”, que na época o próprio Galileu chamava de compassa geométrico e militar. Galileu usava o compasso para medir  ângulos e fazer cálculos. O compasso era da forma em que seus dois braços achatados, que mediam cerca de 30 cm de comprimento e 2,5 cm de largura, onde em sés braços tinham varias regras geométricas escritas. Vendeu alguns de seus compassos com o âmbito e lucro, mas o que gerou o lucro não foi à venda do material, mas sim o que recebia nas aulas que tinha que dar para ensinar o modo de uso do compasso.
Telescópio
Galileu soube através de seu amigo Sarpi, que alguns Holandeses criaram uma luneta que ampliava objetos distantes em até três ou quatro vezes. Para descobrir o segredo e impedir que um empreendedor vendesse-o ao governo veneziano, Galileu com a ajuda de seu artesão Mazzoleni, começaram a lapidar lentes especiais. Em uma das pontas colocaram um a lente objetiva convexa menos curva, mas com uma distancia focal maior. Na outra extremidade foi posta outra lente, esta ocular côncava, mais curva e com uma distancia focal menor. Assim conseguiram uma ampliação superior a quatro vezes. O mistério estava solucionado, Galileu não satisfeito, buscou, com êxito, aperfeiçoar sua luneta chamando o novo objeto de Telescópio. Este ampliava os objetos em até nove vezes. Ele continuou lapidando as lentes e conseguiu um aumento te vinte vezes. Com este novo telescópio ele observou a lua e se assombrou com sua superfície, que ao contrario do pensamento de muitos pela visão a olho nu, sua superfície era repleta de crateras e montanha e utilizando seus conhecimentos de geometria calculou que algumas montanhas chegavam a medir até 6400 metros de altura.
Galileu desenvolveu alguns outros instrumentos que obtiveram menor fama e, também, foi percursor de outros. Ele desenvolveu um tipo de binóculo, uma régua calculadora e uma bomba que eleva água com somente um cavalo. Ele também ajudou a desenvolver um termômetro, que leva seu nome: Termômetro de Galileu, já que foi ele quem descobriu que a densidade de um líquido, assim como a força de impulsão por este exercida, dependem da temperatura. Outro instrumento do qual ele foi percursor foi o relógio de pêndulo. Sua contribuição para este instrumento foi pela sua descoberta da lei dos pêndulos, fazendo com que esses relógios obtivessem melhor precisão.